terça-feira, 26 de agosto de 2008

Conselho Nacional de Juventude!

Carta aprovada pelo Conselho Nacional de Juventude!

Exmo Sr. Presidente Luis Inácio Lula da Silva,

O Conselho Nacional da Juventude expressa sua maior preocupação e indignação diante do quadro de violência e extermínio, de fato, do(a)s jovens negros e afro-descendentes moradores das periferias urbanas e favelas do nosso País, divulgado e corroborado pelo último relatório da ONU.

É inadmissível a criminalização e a falta de cuidado com a população jovem historicamente discriminada e excluída, que demanda políticas públicas próprias. Principalmente políticas de Reparação com caráter de urgência, integração e de excelência; em coerência com a primeira prioridade aprovada na 1a Conferencia Nacional de Juventude.

O Estado brasileiro tem uma dívida histórica com esta parcela da população. Reconhecemos todos os esforços que estão sendo feitos pelo seu Governo através de programas que atendem nossos jovens em situação de vulnerabilidade e risco, porém consideramos que neste segundo mandato é necessário enfrentar a questão do extermínio com ações de maior força e impacto, para acabar de vez com este drama que tem conseqüências incomensuráveis na sociedade como um todo e principalmente nos segmentos menos favorecidos.

Direito Humano primeiro: a Vida dos nossos jovens!

O Conselho Nacional da Juventude se coloca como parceiro para garantir:

- A imediata implementação do Pronasci e o Protejo

- O fim da impunidade para os maus policiais responsáveis pelo assassinato deste (a)s jovens

- O combate sem tréguas aos grupos de extermínio e aos grandes traficantes de drogas e armas

- Investimentos efetivos para ações de reparação direcionadas aos/às jovens negro(a)s e afro-descendentes que moram nas periferias e favelas.

Atenciosamente,

Conselho Nacional da Juventude

Brasília/DF, 19 de agosto de 2008

Nenhum comentário: